AUTODISCIPLINA – QUE COISA MAIS COMPLICADA!!!!

Seja sincero: o que você sente quando lê histórias das pessoas que conseguem acordar as 5h da manhã, meditam, correm, tomam um suco detox verde, chegam lindos no trabalho, conseguem meditar, cuidar de filhos, ir pra academia, publicar fotos na internet e ainda ter a pele linda? kkkkkk

Você? Senta pra pesquisar uma receita light, vê um banner de cachorro, que te manda pra uma notícia da atriz da TV, que mostra a história de Getúlio Vargas e… acabou o dia!

Essa é a vida que você realmente quer viver ou está cansado disso e quer, de verdade, alcançar seus objetivos?

Se você tem certeza que quer mudar essa história, o segredo do sucesso na vida profissional e pessoal chama-se AUTODISCIPLINA!

Mas será que é possível desenvolver essa habilidade?

Apresento agora oito maneiras de ajudar você mesmo a se tornar mais autodisciplinado do que você agora. É tudo uma questão de exercício diário!

1) Comece
Esse é primeiro ponto. Se você esperar chegar um dia mágico para começar, você vai morrer esperando. Quem faz o momento é a gente. Então, comece de algo… de algum início. A princípio, não precisa ser coisa grandiosa. Aliás, não DEVE ser nada grandioso. Se não, vai ser fogo de palha! E queremos uma construção, uma caminhada devagar… Então, dê um pequeno passo: acorde mais cedo? Caminhe 15 minutos? Coma uma fruta por dia? Converse 5 minutos com o atendente da padaria? Desligue o celular e leia uma página do livro? Não sei… você sabe qual será seu pequeno passo.

2) Identifique

Se você não está satisfeito com algo específico, tome consciência disso e veja o que deve ser mudado, sem desculpas. Seu trabalho está te chateando? O que chateia nele? O que você pode fazer de diferente para que isso pare de te chatear?
Comece, também a pensar em possibilidades de sair do que te incomoda.

3) Aja

Você é adulto e deve se comportar como tal. Esperar as soluções caírem do céu não surtirão efeito. Após o passo 1 e 2, comece a agir! Mesmo que seja vagarosamente. Mas saia da inércia!!

4) Liste coisas que você deverá fazer durante o dia

Na primeira semana, coloque no papel (ou agenda, ou porta da geladeira, guarda-roupas, celular…) UMA única atitude que você deverá fazer naquele dia, com o máximo de detalhes: horário, duração, o que deverá fazer, qual o resultado esperado.
Na segunda semana, DUAS atividades por dia. Na terceira semana, TRÊS atividades por dia e assim por diante. Chegando a CINCO por dia, pare. E veja se realmente precisa fazer mais ou se já conseguiu mudar o seu padrão de pensamento. Vale a pena!

5) Antecipe-se!

Você já sabe o que atrapalha você para realizar as coisas do item 4. Você sabe que a cama te segura pra você não ir pra academia, que você adora um celular na hora da reunião, que você ama assistir filme quando deveria estar estudando… então, elimine T-U-D-O o que, durante a sua tarefa, pode te tirar concentração. Não tenha dó de você! Você está fazendo isso pro seu próprio bem!

6) Abuse da tecnologia

Hoje temos aplicativo para quase tudo na vida. Procure alguns que podem te ajudar na administração do seu tempo. Coloque o despertador para lembrar do seu compromisso com você mesmo, conecte-se à pessoas que estão em busca dos mesmos objetivos para que possam te auxiliar nessa caminhada.

7) Reconheça suas limitações e peça ajuda quando necessário

A gente sabe quando brinca demais no trabalho e acaba não fazendo o que deveria…
A gente sabe quando fez o trabalho “do jeito que deu” porque deixou pra última hora…

Se você achar que está com dificuldades de ir sozinho, procure ajuda de um mentor ou, se não tiver, de um Coach. É um investimento que você fará para se tornar um profissional melhor (isso também se aplica à vida pessoal).

8) Falhou? Começa de novo…

A falha faz parte do processo de amadurecimento. Errar e cair te mostram que você é humano e pode ter uma nova chance. Persista no que você quer! Se você não fosse capaz, você não estaria onde está hoje: com habilidades e talentos que só você tem! Confie em você… ganhar uma maratona é uma delícia, mas só quem um dia, nem sabia andar, foi campeão dela!

Construir a autodisciplina pode ajudar em todas as áreas da sua vida. Se você está pronto para começar, escolha uma área e continue. Esteja atento em se tornar melhor hoje do que na semana passada. Gradualmente, você se tornará disciplinado nessa área e então poderá passar para a próxima.

 

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INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO TRABALHO – Oi?!?!?! O que é isso????

Se você é daqueles que acha que esse papo de Inteligência Emocional é coisa para inglês ver, chega aí pra gente bater um papo.

Essa semana, nas minhas redes sociais, falei bastante sobre isso. Lá eu fui bastante técnica, mostrando o que os estudiosos mais renomados falam sobre isso (no final do artigo coloco alguns estudiosos sobre isso).

Mas agora queria bater um “papo reto”. Inteligência Emocional vai me ajudar no trabalho mesmo?

POIS É!!!!

Acredite você ou não, sim! Vai!

Primeiro, vamos à definição do que é Inteligência Emocional.
Eu poderia aqui colocar várias definições técnicas, mas prefiro explicar com as minhas palavras: nada mais é do que conhecer o que você sente e aprender a controlar esse sentimento, agindo de forma racional em cima dele.
Ficou claro?

Quando você tem Inteligência Emocional você consegue identificar o que te deixa ansioso, estressado, nervoso, perplexo, apavorado, desanimado, por exemplo, consegue identificar o que gera esse sentimento e consegue agir para o seu autocontrole.

Fácil, né?
Nãooooooooo!!! Super não mesmo!!!

Mas aqui coloco algumas dicas que podem te ajudar nesse processo (sim! É um processo! E por isso não é um passe de mágica: ele acontece um pouquinho cada dia) para se tornar um hábito e desenvolver a sua inteligência emocional:

  1. Reconhecer os seus sentimentos e os sentimentos dos demais colegas
  2. Expressar corretamente os seus pensamentos e emoções
  3. Não se ofender com facilidade
  4. Pedir desculpas e reconhecer os erros
  5. Ter consciência que a perfeição não existe
  6. Manter uma vida saudável
  7. Forcar-se no lado positivo das coisas, mesmo diante das dificuldades
  8. Rodear-se de gente alegre e com boas vibrações
  9. Saber dizer “não”
  10. Valorizar o que tem
  11. Saber virar a página e não viver no passado
  12. Reconhecer suas limitações e suas qualidades
  13. Ser proativos e não reativos
  14. Aceitar bem as mudanças
  15. Administrar bem o tempo
  16. Saber aproveitar os momentos de felicidade

E é possível fazer pequenos exercícios diários para isso se tornar uma constante.

Não se exija…
Não se force…

Mas perceba-se diariamente caminhando para o seu desenvolvimento da inteligência emocional.

Bóra conquistar?
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EXISTE DIFERENÇA ENTRE SONHO E OBJETIVO?

Sim… Existe!

Para várias pessoas é a mesma coisa.

Mas não é!

Um sonho é… UM SONHO! Aquela coisa gostosa, que você sabe que te faz bem, que te deixa com sorriso nos lábios, mas que não tem conexão (e muitas vezes você inventa pra fazer sentido) e que, do nada, some! Ou porque você acordou ou porque alguém ou alguma coisa te interrompeu… PUFT! Já era!

Um objetivo ele segue algumas “regras”. A principal delas é que NASCEU DE UM SONHO!! Por isso é tão importante nunca parar de sonhar… sem os sonhos não temos objetivos!

Mas, existe uma metodologia criada por Peter Drucker chamada SMART. Ele fez um acróstico com essa palavra (que quer dizer “inteligente”, “esperto” em inglês) e definiu as regras para o sonho tornar-se um objetivo.

S – SPECIFIC (Específico)

Quanto mais específica for sua meta, melhor.
Por exemplo, você quer ganhar mais dinheiro em 2018.

Mas…o que é exatamente ganhar mais dinheiro para você? Dobrar seu salário ou seus lucros, ter um aumento de 100 reais mensais na sua renda?

Cada pessoa possui sua visão de mundo bastante particular. Logo, ganhar mais dinheiro não significa o mesmo para todos nós.

M – MEASURABLE (Mensurável)

Pense na sua meta. Ela pode ser mensurada em termos financeiros, de tempo ou de resultados?

Continuando no exemplo de quem deseja ganhar mais, será necessário definir:
– Quais são os resultados mensais esperados?
– Quanto tempo de dedicação será necessário para alcançar a meta?

Quanto mais evidências palpáveis e não subjetivas você definir, melhor.

A – ATTAINABLE (Atingível ou Alcançável)
Sonhos não têm limites. Objetivos sim!

De nada adianta você construir um planejamento fantástico para um objetivo que não apresenta condições realistas se colocado em prática.

Querer ganhar um milhão mês que vem, salvo se você ganhar na loteria, parece bastante impossível, não?

Porém, não se trata apenas de bom senso na definição da meta SMART.

Você pode até trabalhar com metas e objetivos maiores, mas será que está disposto(a) a pagar o preço e colocar todo o esforço necessário para tornar aquele sonho uma realidade?

Será que você toparia trabalhar 12 horas por dia ao invés de 8 horas para ganhar mais dinheiro?

Se você não tem esse tempo disponível, sua meta não é alcançável e o fracasso será inevitável.

Não há nada de errado em setar metas altas, ao contrário: quando você mira bem alto, as chances de acertar algo abaixo são bem maiores do que se você já decidisse perseguir uma meta pequena.

“Quem já esteve na lua já não tem mais metas na terra.-Edwin Aldrin”

R – RELEVANT (Relevante)

Um objetivo para ser relevante precisa não só estar alinhado a seu propósito de vida, mas também impactar positivamente a sua vida e das pessoas a seu redor.

Ganhar 50 mil reais por mês, ser YouTuber famoso(a) com 2 milhões de seguidores ou abrir uma empresa na área de tecnologia realmente irá mudar algo na sua vida?

Se sim, vá em frente!

Mesmo que você ainda não tenha as habilidades necessárias, nada que muito esforço, estudo e prática não possa mudar.

Caso não tenha certeza, pense bem antes de investir tempo e dinheiro em uma meta SMART que não faz tanto sentido para atingir o seu objetivo principal.

Se o seu objetivo de vida é viver confortavelmente sem ter que se preocupar com dinheiro, talvez ganhar 50 mil por mês seja uma meta bastante coerente.

Porém, escolher a fama na internet, não necessariamente trará o conforto financeiro que você tanto deseja.

T – TIME-RELATED (Temporal ou com Tempo Determinado)

Por fim, temos o último item da meta SMART: o tempo.

Prazos limites são importantes para transformar a procrastinação em ação.

Se uma meta não parece urgente ou não tem uma data de entrega, ela certamente será adiada.

Então defina datas para qualquer meta SMART que você decidir realmente colocar em prática.

Datas realistas, porque se você escolhe prazos curtos demais, corre o risco de desistir por perceber que não conseguirá entregar o que se propôs na data que definiu.

Ou ainda, corre o risco de criar uma situação estressante, que não existiria se você planejasse seu tempo com inteligência.

Não obedecer uma data limite pode colocar todo seu planejamento a perder.

Principalmente se essa etapa da sua meta SMART estiver associada a outras metas, implicando em atrasos, sentimento de frustração e estresse.

Definir a meta SMART é parte importante do processo de mudança. Ter clareza de objetivos através de um planejamento bem estruturado irá ajudar na hora de colocar a ideia para o mundo.

Implementar metas muitas vezes significa mudar hábitos nocivos instalados há tempos ou até mesmo criar novos hábitos.

Como o processo de uma meta SMART é de médio a longo prazo, a consistência das suas ações é que será o fator definitivo entre o sucesso e o fracasso.

O resultado não tem tanto valor quanto o caminho que você constrói para chegar lá.

E você já deve ter sentido na pele a dificuldade que envolve o ato de mudar ou criar um novo hábito. Portanto, para facilitar esse complicado processo, um passo a passo para implementação de um novo hábito pode ajudar bastante:

  • Escolha um hábito fácil de colocar em prática. Você quer ir para a academia todos os dias, mas que tal começar fazendo 10 minutos de alongamento todos os dias de manhã.

  • Aumente aos poucos a “dificuldade” de seu hábito. Passe a fazer 15 minutos de alongamento, depois 30 minutos, depois comece a caminhar pelo bairro e assim vai.

  • Divida seu hábito em blocos de tempo. Quer ler 100 páginas de um livro por dia? Que tal começar com 50 de manhã e 50 antes de dormir.

  • Saiu da linha? Volte imediatamente. O problema aparece quando você faz da exceção, a regra. – Se sentir dificuldade de continuar com o novo hábito, peça ajuda a alguém de confiança para “fiscalizar” seus hábitos todos os dias.

  • Anote seu progresso em um calendário. Marque um X azul quando realizar com sucesso a tarefa e um com vermelho quando não o fizer. – Vá com calma e seja paciente. Siga um ritmo que você sabe que vai conseguir ser frequente.

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O tema da semana é “DO JEITO QUE ESTÁ NÃO DÁ PRA FICAR”!

Anota aí!
Olá…
Tudo bom?
Você sabia que toda semana eu lanço um tema para ser discutido nas redes sociais?
Além disso, essas postagens tem exercícios e aplicações práticas para você se desenvolver como pessoa e como profissional?
 
Não??????
 

Você não sabe o que tá perdendo…Então clica abaixo e você será direcionado para a rede social que você escolher.

O tema dessa semana é :

DO JEITO QUE ESTÁ NÃO DÁ PRA FICAR“!

Quer saber mais?
Corre lá…

Um abraço e até breve!
Bóra conquistar?

❓Você sabe a diferença entre Psicologia e Coaching?

As principais diferenças são:
❇️ A Psicologia foca a história do indivíduo e no resultado que ele é hoje. O Coaching foca no que ele é hoje e quer se tornar no futuro.
⚛️ A Psicologia é uma graduação e o Coaching é uma formação.
🌀 A Psicologia foca no “problema” (fobia, depressão, síndrome do pânico, traumas, etc…) e o Coaching foca no “desenvolvimento” (pontos a serem trabalhados, onde se quer chegar, etc).
✴️ A Psicologia trabalha com pessoas por tempo indeterminado, fazendo uma terapia. O Coaching é um processo de autoconhecimento e desenvolvimento com início, meio e fim.

Não são concorrentes!
Não são similares!
☯️São complementares para a felicidade plena do ser humano!

🙀Como toda e qualquer profissão, existem os charlatões e os maus profissionais.👎🏼

📝Recomendo que você estude cada profissional que te aborda ou que te interesse para saber se ele realmente tem embasamento para fazer o que se propõe.

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Você é a razão de nós, Psicólogos e Coaches, existirmos!
Dê valor ao seu bem mais precioso: VOCÊ!❤️

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