5 PASSOS PARA TER UMA CARREIRA DE SUCESSO NA PRÁTICA

Fui solicitada por um colega para trazer para a prática as questões que muitos falam sobre “sucesso na carreira”.

Adorei e desafio e resolvi trazer para vocês.

PASSO 1: Trabalho + Resiliência + Persistência
Quando pensamos que para ter sucesso em algo é preciso trabalhar é quase dizer que o céu é azul, de tão óbvio!
No entanto, a soma do trabalho com a resiliência e com a persistência faz, de fato, uma receita para ter uma carreira de sucesso.
Portanto, é você colocar um objetivo, focar nele tendo persistência e sabendo que os obstáculos virão, e portanto, ser resiliente.
Vamos à prática: você quer ser promovido em julho, quando a empresa faz uma avaliação anual. Você foca em seu trabalho, colocando prazos e metas – incluindo desenvolvimento técnico (TRABALHO). faz um cronograma apertado, deixando de ter fins de semana, horas de lazer para melhorar seu conhecimento técnico (PERSISTÊNCIA) e aguenta piadinhas e deboche de colegas de trabalho e família, dizendo que você não precisa disso tudo, ou faz uma prova de inglês e não vai tão bem, mas pensa sempre que é uma fase e que amanhã você pode mais que hoje (RESILIÊNCIA).

PASSO 2: Pensar Positivo x Ser Otimista
Muitas vezes as pessoas confundem o “pensamento positivo” com o “ser otimista”. Você precisa dos dois para se ter uma carreira de sucesso. O “pensar positivo” deve vir acompanhado de ações (e não somente acreditar na força do pensamento!!!!) – até a Bíblia fala que “a fé sem obras é em vão”…
E o ser “otimista” é acreditar que vai dar certo, mesmo com os obstáculos a serem enfrentados, usando, então, de estratégia.
Vamos à prática: quando você está num desafio novo onde acontece um brainstorming. Todos começam a opinar, dar sugestões e estão todos com pensamentos positivos para fazer a coisa dar certo. Mas vem um colega e começa a colocar mil empecilhos… a galera começa a desanimar e você começa a dar sugestões, com otimismo, de como contornar cada obstáculo. Casamento perfeito: pensamento positivo com comportamento otimista!

PASSO 3: Disponibilidade para o aprendizado
Quantas vezes vivenciamos situações e oportunidades de aprendizado que não nos damos conta…
Existem pessoas que aprendem pelo ler, outros pelo ouvir e ainda os que aprendem melhor pelo olhar. Qual é a melhor forma de você assimilar o aprendizado?
Você não precisa estar na frente de um computador ou dentro da sala de aula para aprender. Basta estar disposto a fazer isso durante todo o dia.
Vamos à prática: certo dia, você chega com um problemão para resolver e resolve tomar um copo de água para espairecer. Na cozinha, você olha pela janela e vê uma pessoa varrendo a rua várias vezes e toda hora a sujeira voando. E você se compara com essa pessoa… já tentou resolver o problema toda hora e parece que não adianta! De repente, essa pessoa pára, olha em volta e começa a pegar de pouco em pouco a sujeira na pá e levar à lixeira, que já está mais perto dela do que antes. Em pouco tempo, a rua está limpa!
Você percebe então que, como ela, deve resolver o problema por parte: hora pegando mais “sujeira” e colocando na lixeira, hora se abaixando para pegar com as mãos, hora usando somente a pá… mas a flexibilidade em lidar com cada etapa te mostra que é possível.

PASSO 4: Tenha ousadia com responsabilidade
Dizem que as pessoas que mais se destacam na vida profissional são as mais ousadas. Eu também acho! Mas as que se mantém no destaque são as que tem responsabilidade de seus atos, sempre agindo com respeito, moderação, consideração pelos outros e humildade.
Sempre me lembro de uma reportagem que li a respeito dos ganhadores da Mega Sena que hoje, já não tinham mais nada. E me recordo ainda mais de uma fala de uma das pessoas que disse:

Eu não soube dar valor a quem devia e nem soube ser humilde.  A vaidade me subiu à cabeça, achando que agora eu podia tudo.

Vamos à pratica: aceitar desafios para se destacar no ambiente profissional é sempre interessante. Mas se você não sabe de algo, tenha a humildade de falar que vai conhecer, que quer aprender, que vai buscar informações. Demonstre responsabilidade em falar tanto o que sabe quanto o que não sabe. A chance de você ter sucesso em sua carreira fazendo isso é muito maior.

PASSO 5: Acredite em você e não no que dizem de você!
Você é o produto do que você pensa e fala. Se alguém falou algo sobre você e você acha que não foi para te acrescentar, procure evidências em seu comportamento do que você acredita.
Vamos à prática: estava com uma cliente que estava querendo montar o seu negócio próprio e ela tinha medo do que as pessoas iam falar quando ela se apresentasse porque ela não tinha case de sucesso para comprovar. Quando perguntei quem falou isso para ela, ela respondeu que uma pessoa de muita confiança havia a alertado disso. Foi quando eu virei para ela e perguntei: “quantos anos você trabalha em empresa privada?”, ela respondeu: “mais de 10 anos”. E eu: “quanto você deu de retorno e soluções para essas empresas?”, e ela respondeu: “todas as vezes! Inúmeras…”. E então perguntei: “E quem disse que você não tem case de sucesso?”… ela pensou e viu que estava acreditando em algo que não era verdade.

É possível ter sucesso em sua carreira? Sim…
Dá trabalho? Sim!!!
Mas sei que você consegue!!!

E então? Bóra conquistar?

 

 

 

MOTIVAÇÃO E DESEMPREGO: É POSSÍVEL ESSE CASAMENTO?

Me digam: tem coisa que mais gostosa do que se senti poderosa, independente, forte e ceita de cada passo que a gente dá? Acho que melhor que isso só se Nutella não engodasse, né? Kkkkkkkk

Mas como se senti assim estando DESEMPREGADA?!?!?!? E pior ainda é com nome sujo… Como manter a autoestima nessas condições, gente? A vontade que a gente tem é de se enfiar na cama e não sair mais, não é mesmo?

É… Tem uma galera passando por isso… O que é possível fazer pra mudar essa história? Onde podemos “apertar o botão de liga e desliga” a preocupação e a sensação de “não sirvo pra nada”?

Não vou dai receita de bolo, porque não existe! Se alguém te vendei isso, acredite: “É CILADA, BINO!”.

Mas vou te mostrar algumas coisas que a gente esquece…

1 – Passado ficou lá atrás

Não adianta a gente ficar vivendo de passado e ficar remoendo: “por que fui demitida?” ou “ahhh… se eu tivesse feito diferente…”. O passado nos ajuda a não errar de novo. Aprenda com os erros e aprimore os acertos. Isso será muito útil em seu emprego novo!
Dica: escreva no papel o que você acha que errou e o que poderia fazei diferente. Escreva também o que aceitou e mostre a você mesmo como faria para fazer ainda melhor! Lição aprendida!

2 – Dê-se um tempo!

Páre de se cobrai mudança imediata. Não existe fruta nenhuma que você planta hoje e colhe amanhã. Respeite os seus limites e sua vontade.
Dica: Faça pelo menos uma coisa que você goste de fazer por você e que te dê alegria, por no mínimo, 10 minutos por dia.

3 – Crie pequenos desafios

Muitas pessoas reclamam que não conseguem recolocação profissional porque não estão atualizadas em seus estudos, que não sabem inglês, que não se inscreveriam num concurso público porque tem exame físico. OLHA A SUA CHANCE!!!! Quando a gente tá trabalhando, não tem tempo nem pia respirar!!! Então… estabeleça pequenos desafios pra você. Pode sei por dia, por semana, por mês… mas desafie-se.
Dica: ao final de cada desafio vencido, presenteie-se. Por exemplo, eu precisava ler um livro chaaaaaato pra minha formação. Decidi lê-lo em duas semanas. Todos os dias eu lia 2 capítulos. Falei que se conseguisse cumprir essa meta poderia dormir até 10h de sábado. Resultado? Que sono bom!!!!!

4 – Reveja sua lista de objetivos e faça um plano de ação

Quando a gente está com baixa autoestima, a tendência é esquecei que existe um futuro. Te convido então, a resgatar tudo o que você quer conquistar e lembrar disso, mesmo que pareça impossível agora. Vamos?
Dica: coloque no papel seus objetivos profissionais pra daqui a 10 anos! Liste também tudo o que você precisa pra conquistar esse objetivo tempo, dinheiro, recursos, emprego, amigos, conhecimento…) e agora, coloque em ordem dos passos a serem seguidos: o que precisa primeiro e depois e depois e depois… até chegar no seu objetivo.

5 – AJA!!!!

Você gosta de comemorações e vitórias? Você gosta de acabar um trabalho e se sentir orgulhosa? Você gosta de ver a sua casa limpinha, roupa guardada passada? Enfim, gosta de finalizar uma tarefa? Então… pra terminar tem que começar! Uma coisa é fato: você só vai colher se plantar… regar… cuidar… proteger… tirar as ervas daninhas… Dá trabalho colher coisa boa! Então, depois do seu plano montado, estabeleça as etapas para cada passo.
Dica: acorde de manhã e pense em UMA ação que você pode ter e que vai te ajudai a colhei o fruto que você quer. Se todos os dias você der um passo, no final da semana você deu 7 passos, no final do mês, 30 passos, no final do ano 365 passos!!!!! Olha que vitória!!!!

E então? Vamos dar importância pra pessoa mais importante do mundo? V-O-C-Ê!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Bóra conquistar?

GERENCIE MELHOR SUA ATENÇÃO (E NÃO O SEU TEMPO!)

Quantos minutos sem interrupção de algo você tem: estudo, trabalho, leitura?

10, 20, talvez 50 minutos? Se acha que é pouco, é só a gente se olhar..

A maioria de nós não pode ficar intacta por mais de 10 minutos.

Estamos todos tão conectados que torna-se impossível encontrar tempo para se concentrar em você e na atividade que está fazendo. Alguns de nós recebem centenas de notificações e mensagens por dia.

Você se encontra respondendo uma mensagem da WhatsApp aqui, um e-mail, conversa com um amigo e depois conversa com um colega… A maioria dos dias de pessoas consiste em responder a notificações.

De certa forma, você é mantido em cativeiro por outros.

Portanto, não é de admirar que muitos de nós perguntem: “Como me concentrar melhor?”
A grande maioria dos meus coachees, após uma primeira conversa sobre seu desejo de melhoria, ao responder, menciona algo relacionado ao foco.

Existem pesquisas que demonstram que 28% da população americana em idade produtiva acha que seu maior desafio está relacionado ao foco e ao gerenciamento do tempo. Aqui estão apenas dois exemplos do que mencionaram:

“Meu desafio número um na vida e na carreira, está tentando manter o foco em minhas tarefas. Minha mente sempre começa a derivar coisas triviais quando estou no trabalho “.
“O meu maior desafio é: como podemos definir o que realmente se concentra?”
Também já estive com grandes questionamentos à respeito do foco e confesso que percebi que isso não vem de agora. Isso é antigo… muito antigo!

Distrações sempre fizeram parte da vida. Não tem nada a ver com seu smartphone ou YouTube, compras on-line, Instagram ou qualquer outra coisa que você queira culpar por sua falta de foco. É a natureza humana. Nós adoramos estar ocupados.

Sócrates, um dos fundadores da filosofia ocidental, nos advertiu há 2400 anos:

“Cuidado com a estéril de uma vida ocupada”.

A ocupação não é uma coisa boa. Porque a ocupação e as distrações andam de mãos dadas. Se não quer distração, mude para uma bolha isolada! Mas não é assim que a vida funciona. Além disso, a vida moderna é muito boa.

Seneca, um dos mais famosos filósofos estóicos, disse isso em “Letter From A Stoic”:

“Nunca há um momento em que a nova distração não apareça”.

Sempre há distrações. Então, é melhor você se treinar para gerenciar sua atenção. Não é seu tempo. Porque esse é o maior erro que as pessoas fazem.

Nós acreditamos falsamente que podemos gerenciar o tempo. Mas o tempo não pode ser gerenciado. A única coisa que você controla é a sua atenção.

E lembre-se: foco determina a qualidade de sua vida. Nenhum foco significa nenhum controle de sua atenção. E nenhum controle significa frustração. Todos sabemos o que a frustração provoca.

Comece a gerenciar sua atenção. Não o seu tempo.

SEJA O VALOR QUE VOCÊ BUSCA EM 2018

Motivada por um grupo de Coaches, resolvemos ler e buscar aprendizado do livro “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas”, de Dale Carnegie.

Confesso que o título sempre me gerou repulsa, porque não sou fã dessas receitas do tipo “como fazer isso em 5 passos” ou “aprenda de vez algo” ou “seja isso a partir de hoje”. A minha impressão com esses títulos é que somos todos iguais e funciona uma mágica única para pessoas diferentes, o que a gente sabe que não é verdade.

Mas não é sobre isso que quero falar…

É sobre a grata surpresa que tive com esse livro, especialmente quando ele fala, no capítulo dois, em como tratar as pessoas.

E ele apresenta muitos exemplos de elogios, galanteios, enaltecimentos… e, parecia que ele estava lendo a minha mente quando falou assim: “você deve estar pensando que isso tudo é pura bajulação. Não é! A diferença entre a bajulação e o elogio é que o primeiro é mentira!”

Ploft! Um balde de água fria no meu “achismo”…

A partir dali comecei a ler, de fato, o que ele queria dizer. E ele falava de VALOR! Sim… o elogio mostra o valor que temos dado ao que estamos recebendo do outro. Então, se você vai a um restaurante e gosta da comida, elogie o chef! Se seu filho fez algo que você apreciou, elogie-o! Se você foi bem atendido em um supermercado, elogie o atendente!

Isso mostrará o que você valoriza! E acima de tudo, mostrará o seu valor como uma pessoa grata e que contribui para um mundo mais cordial.

O que mais me surpreende é que é algo tão simples, TÃO SIMPLES MESMO!!!! Que a gente esquece…

Meu filho e minhas sobrinhas adoram sair correndo para cumprimentar aos garis que trabalham no caminhão de coleta de lixo. Ontem, estava chovendo e eles não foram. Mas um dos garis já passou estendendo a mão… achei tão bacana… gritamos do lado de cá: “feliz ano novo!” e eles responderam com a mesma alegria.

Qual o valor disso? Qual o valor de respeito, cuidado, carinho, reciprocidade e enobrecimento estou passando para as crianças e quero que elas tenham?

Então, podem ter certeza!

Eu serei o valor que quero em 2018! Só depende de mim…