SEJA O VALOR QUE VOCÊ BUSCA EM 2018

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

Motivada por um grupo de Coaches, resolvemos ler e buscar aprendizado do livro “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas”, de Dale Carnegie.

Confesso que o título sempre me gerou repulsa, porque não sou fã dessas receitas do tipo “como fazer isso em 5 passos” ou “aprenda de vez algo” ou “seja isso a partir de hoje”. A minha impressão com esses títulos é que somos todos iguais e funciona uma mágica única para pessoas diferentes, o que a gente sabe que não é verdade.

Mas não é sobre isso que quero falar…

É sobre a grata surpresa que tive com esse livro, especialmente quando ele fala, no capítulo dois, em como tratar as pessoas.

E ele apresenta muitos exemplos de elogios, galanteios, enaltecimentos… e, parecia que ele estava lendo a minha mente quando falou assim: “você deve estar pensando que isso tudo é pura bajulação. Não é! A diferença entre a bajulação e o elogio é que o primeiro é mentira!”

Ploft! Um balde de água fria no meu “achismo”…

A partir dali comecei a ler, de fato, o que ele queria dizer. E ele falava de VALOR! Sim… o elogio mostra o valor que temos dado ao que estamos recebendo do outro. Então, se você vai a um restaurante e gosta da comida, elogie o chef! Se seu filho fez algo que você apreciou, elogie-o! Se você foi bem atendido em um supermercado, elogie o atendente!

Isso mostrará o que você valoriza! E acima de tudo, mostrará o seu valor como uma pessoa grata e que contribui para um mundo mais cordial.

O que mais me surpreende é que é algo tão simples, TÃO SIMPLES MESMO!!!! Que a gente esquece…

Meu filho e minhas sobrinhas adoram sair correndo para cumprimentar aos garis que trabalham no caminhão de coleta de lixo. Ontem, estava chovendo e eles não foram. Mas um dos garis já passou estendendo a mão… achei tão bacana… gritamos do lado de cá: “feliz ano novo!” e eles responderam com a mesma alegria.

Qual o valor disso? Qual o valor de respeito, cuidado, carinho, reciprocidade e enobrecimento estou passando para as crianças e quero que elas tenham?

Então, podem ter certeza!

Eu serei o valor que quero em 2018! Só depende de mim…

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

Deixe uma resposta