GERENCIE MELHOR SUA ATENÇÃO (E NÃO O SEU TEMPO!)

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

Quantos minutos sem interrupção de algo você tem: estudo, trabalho, leitura?

10, 20, talvez 50 minutos? Se acha que é pouco, é só a gente se olhar..

A maioria de nós não pode ficar intacta por mais de 10 minutos.

Estamos todos tão conectados que torna-se impossível encontrar tempo para se concentrar em você e na atividade que está fazendo. Alguns de nós recebem centenas de notificações e mensagens por dia.

Você se encontra respondendo uma mensagem da WhatsApp aqui, um e-mail, conversa com um amigo e depois conversa com um colega… A maioria dos dias de pessoas consiste em responder a notificações.

De certa forma, você é mantido em cativeiro por outros.

Portanto, não é de admirar que muitos de nós perguntem: “Como me concentrar melhor?”
A grande maioria dos meus coachees, após uma primeira conversa sobre seu desejo de melhoria, ao responder, menciona algo relacionado ao foco.

Existem pesquisas que demonstram que 28% da população americana em idade produtiva acha que seu maior desafio está relacionado ao foco e ao gerenciamento do tempo. Aqui estão apenas dois exemplos do que mencionaram:

“Meu desafio número um na vida e na carreira, está tentando manter o foco em minhas tarefas. Minha mente sempre começa a derivar coisas triviais quando estou no trabalho “.
“O meu maior desafio é: como podemos definir o que realmente se concentra?”
Também já estive com grandes questionamentos à respeito do foco e confesso que percebi que isso não vem de agora. Isso é antigo… muito antigo!

Distrações sempre fizeram parte da vida. Não tem nada a ver com seu smartphone ou YouTube, compras on-line, Instagram ou qualquer outra coisa que você queira culpar por sua falta de foco. É a natureza humana. Nós adoramos estar ocupados.

Sócrates, um dos fundadores da filosofia ocidental, nos advertiu há 2400 anos:

“Cuidado com a estéril de uma vida ocupada”.

A ocupação não é uma coisa boa. Porque a ocupação e as distrações andam de mãos dadas. Se não quer distração, mude para uma bolha isolada! Mas não é assim que a vida funciona. Além disso, a vida moderna é muito boa.

Seneca, um dos mais famosos filósofos estóicos, disse isso em “Letter From A Stoic”:

“Nunca há um momento em que a nova distração não apareça”.

Sempre há distrações. Então, é melhor você se treinar para gerenciar sua atenção. Não é seu tempo. Porque esse é o maior erro que as pessoas fazem.

Nós acreditamos falsamente que podemos gerenciar o tempo. Mas o tempo não pode ser gerenciado. A única coisa que você controla é a sua atenção.

E lembre-se: foco determina a qualidade de sua vida. Nenhum foco significa nenhum controle de sua atenção. E nenhum controle significa frustração. Todos sabemos o que a frustração provoca.

Comece a gerenciar sua atenção. Não o seu tempo.

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

Deixe uma resposta