DESCULPITE AGUDA – A DOENÇA DO FRACASSO

Já ouviu falar nessa doença, que leva ao fracasso?

Pois é…

Normalmente, ela vem disfarçada de justificativas e explicações para situações onde não obtivemos sucesso conforme havíamos planejado.

Sabe aquele emprego que você não conseguiu arrumar? Normalmente justifica-se com a concorrência acirrada, com a empresa que é longe, ou que paga mal, ou ainda porque o recrutador não foi com a “cara” do candidato.
Mas JAMAIS você pára para pensar que não se preparou corretamente, que não estudou inglês como deveria, que não se atualizou conforme indicado.

E quando você tem um chefe que te persegue? Que tudo o que você faz é motivo de implicância? Após essas colocações, há o esquecimento dos atrasos, das horas com bate-papo, brincadeiras e trabalho mal feito quando solicitado.

Tem ainda os que explicam fazer o trabalho de qualquer jeito porque não gostam, porque não era o que queria fazer, porque o outro não faz o trabalho direito e sobra pra ele, então, ele acaba ficando mal humorado grande parte do tempo. No entanto, em momento algum se focam em melhorar, em buscar novas oportunidades e novas aprendizagens.

Tudo isso é pura DESCULPITE AGUDA!!!

Usamos frases como “eu não tenho tempo” ou “ah… mas vai demorar demais” ou ainda “sou muito velho/novo pra isso” e tem mais: “nunca vou conseguir”, “isso é muito difícil”, “estou muito cansado” e a pior pra mim “eu não tenho condições pra fazer isso”!

E isso é o tempo todo!!!
Mas isso, nada mais é do que uma tentativa horrorosa de explicar algo que não tem explicação!

Então, minha dica é: quando você se ouvir e perceber que está tendo um ataque de desculpite, AJA!!!!!!
Dá um sacode na preguiça!
Foca na resolução do problema e bola pra frente!!!

Quem sofre desse mal, pode parar no CTI das lamentações e morrer envenenado com o próprio desânimo!

Acredite! Você é o melhor remédio para curar essa doença!!!
Saia do conforto das desculpas e veja como poderá ser criativo e proveitoso parar de se desculpar e AGIR!!!

E então?

Bóra conquistar?

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GERINDO SUA VIDA E SUA CARREIRA!

“Um homem cansado do dia-a-dia dos negócios, resolveu tirar férias. Tinha por hobby navegar com seu balão. Stressado, ávido por uma aventura, subiu com seu balão, sem nenhum tipo de planejamento para navegar por lugares desconhecidos. Após algum tempo, sentiu-se perdido, reduziu a altitude do balão até chegar a 10 metros do solo.
Viu então um rapaz e gritou:
– Ei, rapaz, onde é que eu estou?
O jovem respondeu:
– Você está num balão a 10 metros de altura!
O homem prontamente perguntou:
– Você é estagiário, não é?
O jovem respondeu:
– Sou sim! Como é que o senhor sabe?
E o homem:
– Simples. Você me deu uma resposta tecnicamente correta, mas que não me serve para nada.
Sem se perturbar o jovem perguntou:
– E o senhor é gerente, não e?
O homem perplexo respondeu:
– Sim, sou gerente. Como é que você adivinhou?
– Simples. Vive perdido e sempre procurando alguém para colocar a culpa… só pode ser gerente.”

Autor Desconhecido

Assim, como na história acima, creio que todos nós, independente do cargo, temos momentos onde nos sentimos completamente perdidos, sem saber que rumo tomar, procurando saber se há uma luz no fim do túnel.

Além do sentimento parecido, temos também a semelhança com um dos protagonistas, afinal todos nós somos os gerentes de nossas próprias vidas.

Tomar as rédeas de sua carreira e ser o senhor de seu destino não é tarefa fácil em um mundo onde as relações de trabalho e de mercado mudam constantemente, onde as palavras segurança e estabilidade estão em processo de extinção, e mudanças ocorrem em alta velocidade.

E então eu te pergunto, você está preparado para ser o gerente de sua própria vida?
Quero dar dicas para vencer e se organizar com seu Gerenciamento. Vamos comigo?

 

  • Semeie bons valores, princípios e ideais

Você é exatamente aquilo que você imagina ser. Uma auto-imagem positiva é determinante para manter a auto-estima e a autoconfiança sempre em dia. Não perca de vista valores como ética, responsabilidade social, solidariedade e senso de justiça. As empresas, acima de tudo, são corporações humanas, onde sentimentos e razão vivem em um eterno conflito. Manter firme e sólido seus valores, princípios e ideais o ajudarão na tomada de decisões importantes para sua carreira e a não perder o rumo certo.

Mantendo-se firme em seus princípios e ideiais em momento algum você se cobrará disse no futuro.

Você vai ter certeza que escolheu e tomou a decisão mais correta!

LEMBRE-SE: isso não te dá o direito de ser mal educado ou agressivo. Apenas lhe permite ser analítico e justo com o que acredita.

Tive um cliente que era de uma determinada religião e era fiel a ela. Ao entrar em uma empresa, o dia a dia dele era totalmente discrepante com o que a sua religião seguia e acreditava. Até aí, tudo bem. Somos diferentes e isso não tem problema. Mas quando a empresa começou a obrigá-lo a realizar atividades que não condiziam com os seus valores, tornou-se um martírio estar atuando naquela organização.
Em respeito aos seus limites, ele pediu demissão.
Loucura? Com certeza não… não há nada mais penoso do que a nossa consciência nos culpabilizando…

 

  • Cuidado com o autoengano

O autoengano é uma defesa psicológica amplamente utilizada, normalmente, de forma involuntária e não planejada. Formamos imagens que não condizem com a realidade, sobre nosso trabalho, nossa vida, sobre nós mesmos. A expressão “tampar o sol com a peneira” deixa evidente que o autoengano nos alivia dores, evita conflitos, por isso é mais fácil deixar estar para ver como é que fica. O problema é quando faço uso excessivo desta técnica, consciente ou inconsciente, criando um mundo que já não mais condiz com a realidade. Não alimente o autoengano, as ilusões e verdades exageradas. Pratique o feedback, entenda que receber um feedback positivo ou negativo é como um presente que vai ajudá-lo a encarar a realidade de uma forma mais madura e evitar futuros fracassos e desvios em sua vida.

Um exemplo claro disso foi quando conversando com uma das minhas clientes, ela justificava a sua não contratação porque tinha passado por muitas empresas por tempo: em 2 anos, tinha entrado em 3 empresas

Quando ela me disse isso, nosso diálogo foi:
Eu – Você coloca o tempo que ficou em cada empresa em seu currículo?

Ela – Sim. Deixo bem claro, inclusive com dia, mês e ano.

Eu – Então quer dizer que você nunca é chamada na entrevista?

Ela – Sou chamada para várias entrevistas. Mas quando falo do tempo que fiquei em cada uma e justifico, eles não acreditam.

E a minha última fala que a fez pensar foi: se está no seu currículo e mesmo assim eles te chamam, são eles ou VOCÊ que está preocupada com esse fato?
A partir daí, ela percebeu que estava se enganando com algo que, claramente, não era verdade.

 

  • Cultive bons relacionamentos

O mundo hoje está todo conectado e interdependente. Ser ativo em associações de classe, estar presente em eventos são apenas algumas dicas comuns. Mas, o que faz a diferença mesmo é como você conduz sua rede de relacionamentos. Um bom exemplo é o e-mail que é uma poderosa ferramenta de relacionamento, mas muitas vezes utilizada de forma errada. Evite enviar piadinhas e outros assuntos que nada tem a ver com assuntos profissionais. Que tal enviar artigos que possam contribuir para a carreira alheia, informações sobre novas técnicas de gestão, novos fornecedores, concorrentes ou talentos que estão à disposição no mercado? Não tenha preguiça em conhecer novas pessoas, novas culturas, o mundo pertence a diversidade, afinal viver dá trabalho e o sucesso se conquista por meio de pequenas ações, que como a chuva fina e constante faz transbordar os rios.

Na semana passada, falamos muito de uma rede profissional super interessante para essa troca e o aprendizado. E hoje eu volto a perguntar: você sabe quão interessante está seu LinkedIn?
Se você tiver interesse, posso mandar 64 dicas de como ter um LinkedIn atrativo e começar a ampliar a sua conexão. É só clicar no link a seguir: http://bit.ly/DicasDoLinkedIn

 

  • De gênio e louco todo mundo tem um pouco

Kkkkkkkk
Pode acreditar!!!!!

Apostar nas suas idéias, usar a criatividade como aliada, não temer o ridículo, exercitar a mente, entender que o novo sempre vem são fatores que todo gerente deve saber tirar proveito. A oportunidade tem um timing e feliz daquele que percebe a hora certa de agir. Tolo aquele que pensa que isso só acontece em momentos de sorte. Hoje, as oportunidades devem ser criadas e criativo é quem transforma seu projeto em ação, em realidade. Genial é ser simples e uma pequena dose de loucura não faz mal a ninguém. Esteja disposto a encarar alguns sacrifícios em sua vida, haverá momentos em que será necessário trabalhar mais horas por dia, pesquisar mais, fazer o algo a mais, coragem para enfrentar os desafios de frente, porém cuidado para não perder o equilíbrio na relação trabalho X família X vida social. Estimule o seu espírito empreendedor. Lembro que esta dica também é válida para quem trabalha em empresas e não só para quem tem ou quer ter seu próprio negócio.

Adoro o exemplo do rapaz que cantava Despacito para vender trufas… Você o conhece?
NÃO????? Corre pra ver o vídeo dele no link https://youtu.be/N9vZodIvMZk
Isso é criatividade! Isso é resolutividade com resultados!

 

  • Tenha um projeto de vida maior.

 

E então eu te pergunto: Qual é sua maior missão?

Quero detalhes, seja específico. O que você deseja fazer para que, ao final de sua vida, você possa olhar para trás e dizer: – Valeu. Eu fui, o que eu quis ser, fiz o que sonhei fazer.

A autorrealização pode ser comparada com a plenitude, aquela sensação maravilhosa de ter feito o algo a mais, de ter dado sua contribuição. Nesta hora é preciso ter foco. Foco no resultado, na sua estratégia e planejamento pessoal. Capacidade de ter e manter o foco, de se levantar quantas vezes for necessário, persistência é o maior diferencial que um profissional pode ter.

Afinal, o que diferencia uma pessoa de sucesso, mais do que sua capacidade técnica é o seu entusiasmo pelo trabalho e pela vida.

Neste momento quero que você se lembre da sua história. Lembre-se de tudo o que realmente quis e conseguiu! Quando quis andar de bicicleta, tentou, tentou, tentou e conseguiu!
Quando estava aprendendo a ler… quão desafiador era… E hoje está aqui me lendo!

Quando decidiu arrumar o seu primeiro emprego, economizar para comprar algo que você queria muito… que realização maravilhosa!!!!
Quando conseguiu conquistar a pessoa amada… nossa!

Então… vale a pena ter um projeto maior na sua vida! Por quê? Porque você consegue!!!!

Portanto, pegue seu balão infle-o com muita motivação e objetivos e faça uma viagem de sucesso!

E então?
Bóra conquistar?

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Quer aumentar sua produtividade e ser bem-sucedido?

Olá!!!!!!!!!!!!!!!!
Que bom ter você aqui comigo mais uma vez…

Então…
Você acha que poderia ser mais produtivo?
Você acha que a sua produtividade influencia no seu sucesso?

Tenho certeza que sim…

Mas às vezes você se sente tão PERDIDO que nem sabe o que fazer???

Então eu tenho um vídeo pra você!!!!!

Assiste e me conta o que achou!
Vou adorar…

E então?
Bóra conquistar?

Um abraço e até breve!!!

5 PASSOS PARA TER UMA CARREIRA DE SUCESSO NA PRÁTICA

Fui solicitada por um colega para trazer para a prática as questões que muitos falam sobre “sucesso na carreira”.

Adorei e desafio e resolvi trazer para vocês.

PASSO 1: Trabalho + Resiliência + Persistência
Quando pensamos que para ter sucesso em algo é preciso trabalhar é quase dizer que o céu é azul, de tão óbvio!
No entanto, a soma do trabalho com a resiliência e com a persistência faz, de fato, uma receita para ter uma carreira de sucesso.
Portanto, é você colocar um objetivo, focar nele tendo persistência e sabendo que os obstáculos virão, e portanto, ser resiliente.
Vamos à prática: você quer ser promovido em julho, quando a empresa faz uma avaliação anual. Você foca em seu trabalho, colocando prazos e metas – incluindo desenvolvimento técnico (TRABALHO). faz um cronograma apertado, deixando de ter fins de semana, horas de lazer para melhorar seu conhecimento técnico (PERSISTÊNCIA) e aguenta piadinhas e deboche de colegas de trabalho e família, dizendo que você não precisa disso tudo, ou faz uma prova de inglês e não vai tão bem, mas pensa sempre que é uma fase e que amanhã você pode mais que hoje (RESILIÊNCIA).

PASSO 2: Pensar Positivo x Ser Otimista
Muitas vezes as pessoas confundem o “pensamento positivo” com o “ser otimista”. Você precisa dos dois para se ter uma carreira de sucesso. O “pensar positivo” deve vir acompanhado de ações (e não somente acreditar na força do pensamento!!!!) – até a Bíblia fala que “a fé sem obras é em vão”…
E o ser “otimista” é acreditar que vai dar certo, mesmo com os obstáculos a serem enfrentados, usando, então, de estratégia.
Vamos à prática: quando você está num desafio novo onde acontece um brainstorming. Todos começam a opinar, dar sugestões e estão todos com pensamentos positivos para fazer a coisa dar certo. Mas vem um colega e começa a colocar mil empecilhos… a galera começa a desanimar e você começa a dar sugestões, com otimismo, de como contornar cada obstáculo. Casamento perfeito: pensamento positivo com comportamento otimista!

PASSO 3: Disponibilidade para o aprendizado
Quantas vezes vivenciamos situações e oportunidades de aprendizado que não nos damos conta…
Existem pessoas que aprendem pelo ler, outros pelo ouvir e ainda os que aprendem melhor pelo olhar. Qual é a melhor forma de você assimilar o aprendizado?
Você não precisa estar na frente de um computador ou dentro da sala de aula para aprender. Basta estar disposto a fazer isso durante todo o dia.
Vamos à prática: certo dia, você chega com um problemão para resolver e resolve tomar um copo de água para espairecer. Na cozinha, você olha pela janela e vê uma pessoa varrendo a rua várias vezes e toda hora a sujeira voando. E você se compara com essa pessoa… já tentou resolver o problema toda hora e parece que não adianta! De repente, essa pessoa pára, olha em volta e começa a pegar de pouco em pouco a sujeira na pá e levar à lixeira, que já está mais perto dela do que antes. Em pouco tempo, a rua está limpa!
Você percebe então que, como ela, deve resolver o problema por parte: hora pegando mais “sujeira” e colocando na lixeira, hora se abaixando para pegar com as mãos, hora usando somente a pá… mas a flexibilidade em lidar com cada etapa te mostra que é possível.

PASSO 4: Tenha ousadia com responsabilidade
Dizem que as pessoas que mais se destacam na vida profissional são as mais ousadas. Eu também acho! Mas as que se mantém no destaque são as que tem responsabilidade de seus atos, sempre agindo com respeito, moderação, consideração pelos outros e humildade.
Sempre me lembro de uma reportagem que li a respeito dos ganhadores da Mega Sena que hoje, já não tinham mais nada. E me recordo ainda mais de uma fala de uma das pessoas que disse:

Eu não soube dar valor a quem devia e nem soube ser humilde.  A vaidade me subiu à cabeça, achando que agora eu podia tudo.

Vamos à pratica: aceitar desafios para se destacar no ambiente profissional é sempre interessante. Mas se você não sabe de algo, tenha a humildade de falar que vai conhecer, que quer aprender, que vai buscar informações. Demonstre responsabilidade em falar tanto o que sabe quanto o que não sabe. A chance de você ter sucesso em sua carreira fazendo isso é muito maior.

PASSO 5: Acredite em você e não no que dizem de você!
Você é o produto do que você pensa e fala. Se alguém falou algo sobre você e você acha que não foi para te acrescentar, procure evidências em seu comportamento do que você acredita.
Vamos à prática: estava com uma cliente que estava querendo montar o seu negócio próprio e ela tinha medo do que as pessoas iam falar quando ela se apresentasse porque ela não tinha case de sucesso para comprovar. Quando perguntei quem falou isso para ela, ela respondeu que uma pessoa de muita confiança havia a alertado disso. Foi quando eu virei para ela e perguntei: “quantos anos você trabalha em empresa privada?”, ela respondeu: “mais de 10 anos”. E eu: “quanto você deu de retorno e soluções para essas empresas?”, e ela respondeu: “todas as vezes! Inúmeras…”. E então perguntei: “E quem disse que você não tem case de sucesso?”… ela pensou e viu que estava acreditando em algo que não era verdade.

É possível ter sucesso em sua carreira? Sim…
Dá trabalho? Sim!!!
Mas sei que você consegue!!!

E então? Bóra conquistar?

 

 

 

MOTIVAÇÃO E DESEMPREGO: É POSSÍVEL ESSE CASAMENTO?

Me digam: tem coisa que mais gostosa do que se senti poderosa, independente, forte e ceita de cada passo que a gente dá? Acho que melhor que isso só se Nutella não engodasse, né? Kkkkkkkk

Mas como se senti assim estando DESEMPREGADA?!?!?!? E pior ainda é com nome sujo… Como manter a autoestima nessas condições, gente? A vontade que a gente tem é de se enfiar na cama e não sair mais, não é mesmo?

É… Tem uma galera passando por isso… O que é possível fazer pra mudar essa história? Onde podemos “apertar o botão de liga e desliga” a preocupação e a sensação de “não sirvo pra nada”?

Não vou dai receita de bolo, porque não existe! Se alguém te vendei isso, acredite: “É CILADA, BINO!”.

Mas vou te mostrar algumas coisas que a gente esquece…

1 – Passado ficou lá atrás

Não adianta a gente ficar vivendo de passado e ficar remoendo: “por que fui demitida?” ou “ahhh… se eu tivesse feito diferente…”. O passado nos ajuda a não errar de novo. Aprenda com os erros e aprimore os acertos. Isso será muito útil em seu emprego novo!
Dica: escreva no papel o que você acha que errou e o que poderia fazei diferente. Escreva também o que aceitou e mostre a você mesmo como faria para fazer ainda melhor! Lição aprendida!

2 – Dê-se um tempo!

Páre de se cobrai mudança imediata. Não existe fruta nenhuma que você planta hoje e colhe amanhã. Respeite os seus limites e sua vontade.
Dica: Faça pelo menos uma coisa que você goste de fazer por você e que te dê alegria, por no mínimo, 10 minutos por dia.

3 – Crie pequenos desafios

Muitas pessoas reclamam que não conseguem recolocação profissional porque não estão atualizadas em seus estudos, que não sabem inglês, que não se inscreveriam num concurso público porque tem exame físico. OLHA A SUA CHANCE!!!! Quando a gente tá trabalhando, não tem tempo nem pia respirar!!! Então… estabeleça pequenos desafios pra você. Pode sei por dia, por semana, por mês… mas desafie-se.
Dica: ao final de cada desafio vencido, presenteie-se. Por exemplo, eu precisava ler um livro chaaaaaato pra minha formação. Decidi lê-lo em duas semanas. Todos os dias eu lia 2 capítulos. Falei que se conseguisse cumprir essa meta poderia dormir até 10h de sábado. Resultado? Que sono bom!!!!!

4 – Reveja sua lista de objetivos e faça um plano de ação

Quando a gente está com baixa autoestima, a tendência é esquecei que existe um futuro. Te convido então, a resgatar tudo o que você quer conquistar e lembrar disso, mesmo que pareça impossível agora. Vamos?
Dica: coloque no papel seus objetivos profissionais pra daqui a 10 anos! Liste também tudo o que você precisa pra conquistar esse objetivo tempo, dinheiro, recursos, emprego, amigos, conhecimento…) e agora, coloque em ordem dos passos a serem seguidos: o que precisa primeiro e depois e depois e depois… até chegar no seu objetivo.

5 – AJA!!!!

Você gosta de comemorações e vitórias? Você gosta de acabar um trabalho e se sentir orgulhosa? Você gosta de ver a sua casa limpinha, roupa guardada passada? Enfim, gosta de finalizar uma tarefa? Então… pra terminar tem que começar! Uma coisa é fato: você só vai colher se plantar… regar… cuidar… proteger… tirar as ervas daninhas… Dá trabalho colher coisa boa! Então, depois do seu plano montado, estabeleça as etapas para cada passo.
Dica: acorde de manhã e pense em UMA ação que você pode ter e que vai te ajudai a colhei o fruto que você quer. Se todos os dias você der um passo, no final da semana você deu 7 passos, no final do mês, 30 passos, no final do ano 365 passos!!!!! Olha que vitória!!!!

E então? Vamos dar importância pra pessoa mais importante do mundo? V-O-C-Ê!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Bóra conquistar?

GERENCIE MELHOR SUA ATENÇÃO (E NÃO O SEU TEMPO!)

Quantos minutos sem interrupção de algo você tem: estudo, trabalho, leitura?

10, 20, talvez 50 minutos? Se acha que é pouco, é só a gente se olhar..

A maioria de nós não pode ficar intacta por mais de 10 minutos.

Estamos todos tão conectados que torna-se impossível encontrar tempo para se concentrar em você e na atividade que está fazendo. Alguns de nós recebem centenas de notificações e mensagens por dia.

Você se encontra respondendo uma mensagem da WhatsApp aqui, um e-mail, conversa com um amigo e depois conversa com um colega… A maioria dos dias de pessoas consiste em responder a notificações.

De certa forma, você é mantido em cativeiro por outros.

Portanto, não é de admirar que muitos de nós perguntem: “Como me concentrar melhor?”
A grande maioria dos meus coachees, após uma primeira conversa sobre seu desejo de melhoria, ao responder, menciona algo relacionado ao foco.

Existem pesquisas que demonstram que 28% da população americana em idade produtiva acha que seu maior desafio está relacionado ao foco e ao gerenciamento do tempo. Aqui estão apenas dois exemplos do que mencionaram:

“Meu desafio número um na vida e na carreira, está tentando manter o foco em minhas tarefas. Minha mente sempre começa a derivar coisas triviais quando estou no trabalho “.
“O meu maior desafio é: como podemos definir o que realmente se concentra?”
Também já estive com grandes questionamentos à respeito do foco e confesso que percebi que isso não vem de agora. Isso é antigo… muito antigo!

Distrações sempre fizeram parte da vida. Não tem nada a ver com seu smartphone ou YouTube, compras on-line, Instagram ou qualquer outra coisa que você queira culpar por sua falta de foco. É a natureza humana. Nós adoramos estar ocupados.

Sócrates, um dos fundadores da filosofia ocidental, nos advertiu há 2400 anos:

“Cuidado com a estéril de uma vida ocupada”.

A ocupação não é uma coisa boa. Porque a ocupação e as distrações andam de mãos dadas. Se não quer distração, mude para uma bolha isolada! Mas não é assim que a vida funciona. Além disso, a vida moderna é muito boa.

Seneca, um dos mais famosos filósofos estóicos, disse isso em “Letter From A Stoic”:

“Nunca há um momento em que a nova distração não apareça”.

Sempre há distrações. Então, é melhor você se treinar para gerenciar sua atenção. Não é seu tempo. Porque esse é o maior erro que as pessoas fazem.

Nós acreditamos falsamente que podemos gerenciar o tempo. Mas o tempo não pode ser gerenciado. A única coisa que você controla é a sua atenção.

E lembre-se: foco determina a qualidade de sua vida. Nenhum foco significa nenhum controle de sua atenção. E nenhum controle significa frustração. Todos sabemos o que a frustração provoca.

Comece a gerenciar sua atenção. Não o seu tempo.

SEJA O VALOR QUE VOCÊ BUSCA EM 2018

Motivada por um grupo de Coaches, resolvemos ler e buscar aprendizado do livro “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas”, de Dale Carnegie.

Confesso que o título sempre me gerou repulsa, porque não sou fã dessas receitas do tipo “como fazer isso em 5 passos” ou “aprenda de vez algo” ou “seja isso a partir de hoje”. A minha impressão com esses títulos é que somos todos iguais e funciona uma mágica única para pessoas diferentes, o que a gente sabe que não é verdade.

Mas não é sobre isso que quero falar…

É sobre a grata surpresa que tive com esse livro, especialmente quando ele fala, no capítulo dois, em como tratar as pessoas.

E ele apresenta muitos exemplos de elogios, galanteios, enaltecimentos… e, parecia que ele estava lendo a minha mente quando falou assim: “você deve estar pensando que isso tudo é pura bajulação. Não é! A diferença entre a bajulação e o elogio é que o primeiro é mentira!”

Ploft! Um balde de água fria no meu “achismo”…

A partir dali comecei a ler, de fato, o que ele queria dizer. E ele falava de VALOR! Sim… o elogio mostra o valor que temos dado ao que estamos recebendo do outro. Então, se você vai a um restaurante e gosta da comida, elogie o chef! Se seu filho fez algo que você apreciou, elogie-o! Se você foi bem atendido em um supermercado, elogie o atendente!

Isso mostrará o que você valoriza! E acima de tudo, mostrará o seu valor como uma pessoa grata e que contribui para um mundo mais cordial.

O que mais me surpreende é que é algo tão simples, TÃO SIMPLES MESMO!!!! Que a gente esquece…

Meu filho e minhas sobrinhas adoram sair correndo para cumprimentar aos garis que trabalham no caminhão de coleta de lixo. Ontem, estava chovendo e eles não foram. Mas um dos garis já passou estendendo a mão… achei tão bacana… gritamos do lado de cá: “feliz ano novo!” e eles responderam com a mesma alegria.

Qual o valor disso? Qual o valor de respeito, cuidado, carinho, reciprocidade e enobrecimento estou passando para as crianças e quero que elas tenham?

Então, podem ter certeza!

Eu serei o valor que quero em 2018! Só depende de mim…

E AGORA? A TÃO TEMIDA ENTREVISTA CHEGOU!!!

Se você foi chamado para uma entrevista de emprego e está em PÂNICO porque não sabe como se comportar, relaxe… vamos falar disso hoje…

🙂

Muito se tem falado em como se comportar e se preparar para entrevistas de emprego.
Mas tem funcionado pra você?

Se não tiver, seguem abaixo dicas que REALMENTE podem te ajudar, uma vez que você vai conseguir “amarrar” todos os pontos com as informações que você já tem.

PONTO 1: Conheça muito bem a sua apresentação
Pois é! Esteja atento a tudo o que foi colocado no seu currículo e saiba a sua parte técnica sem ficar em dúvidas.
Estude muito a sua apresentação para não fazer feio…

PONTO 2: Conheça a empresa e a vaga
Estude, estude e estude!
Conheça o que a vaga pediu, pesquise sobre a empresa, veja quais são os valores da empresa, missão, visão, projetos! Pesquise palavras importantes, histórico e informações curiosas sobre a empresa.

PONTO 3: Case as informações do seu currículo com o que você pesquisou da vaga e da empresa
Ensaie em casa informações que podem ser relevantes para a vaga fazendo a união da sua história com a história da empresa e como você pode ajudar a empresa a crescer ainda mais. Demonstre na prática o que você fez no passado e pode fazer no futuro.

PONTO 4: Esteja confortável no seu papel
Várias pessoas já usaram a seguinte frase comigo “eu não sei o que o recrutador quer ouvir… não sei como agradá-lo”. A menos que você tenha capacidade sobrenaturais de ler mente, você nunca saber o que o recrutador quer ouvir e como agradá-lo. Então,a melhor forma de mostrar-se é sendo você mesmo e estando confortável na sua posição. Não estou falando pra você relaxar e estar como se tivesse conversando com um amigo. Mas a sua história, o seu posicionamento tem que fluir fácil, verdadeiro e autêntico.

PONTO 5: Acredite no seu potencial
Se você já chegou até aqui é porque tem algo a oferecer! Já viram no seu currículo um potencial interessante que pode ser agregador à empresa. Então, aproveite essa chance para dar o melhor de si, mesmo sabendo das suas limitações. Todos os candidatos tem limitações! O recrutador tem limitações! A empresa tem limitações!
Mas sabe de uma coisa? Só você tem as características e o potencial que você construiu ao longo da vida.
Então, acredite nele!!!!

No mais, foque em vagas que realmente te farão feliz e realizado. Veja a idoneidade da empresa e se a empresa tem congruência com os seus valores.

E eu tenho certeza que se você seguir essas dicas, você estará mais próximo da sua recolocação profissional!

E então? Bóra conquistar?

Fiquem com Deus e até breve!

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